sexta-feira, 15 de agosto de 2014

DURKHEIM - ENSAIO DE Nº 2


A alfabetização brasileira e a querela dos métodos

A alfabetização nunca foi tão discutida, sob a ótica das mais diversificadas áreas do conhecimento, como nas últimas décadas. Por conseguinte, pode-se afirmar que nunca tal palavra apresentou tantos conceitos e tantas conotações divergentes como agora. Porém, no que restringe ao corpo deste artigo, tomar-se-á como objeto de análise apenas as concepções construtivista e fônica de alfabetização, as quais serão analisadas à luz da perspectiva científica da sociologia durkheimiana.
A concepção construtivista de alfabetização tem como seu maior expoente a psicolinguista Emília Ferreiro. Embasado radicalmente na epistemologia genética de Jean Piaget, A psicogênese da língua escrita é, sem dúvida, a maior obra da pesquisadora em questão, a qual reflete o cerne do construtivismo piagetiano: o aluno como o construtor do seu próprio conhecimento. Até aqui tudo bem, se se levar em consideração que a criança é um ser ativo, capaz de refletir consciente e voluntariamente, inclusive, sobre as propriedades da língua. Contudo, se tomarmos como ponto de partida a definição de alfabetização desta corrente pedagógica, ou melhor, a falta desta, depararemo-nos com aquilo que em Émile Durkheim pode ser lido como ambiguidades conceituais, o que, por vez, dentro de sua concepção objetiva de ciência, é totalmente inaceitável. Desse modo, Ferreiro não define claramente o que seja a alfabetização, ou seja, seu objeto de pesquisa se mostra um tanto ambíguo, e, quando o faz, isto é, quando busca empreender uma definição acerca desta, o faz pela via da negação, conceituando-a como aquilo que ela não é. Assim, sua concepção subjetivista rejeita qualquer método que pretenda sistematizá-la, haja vista que esta nada mais representa do que uma construção individual da leitura e da escrita por parte do alfabetizando.
Em contrapartida, pautando-se em uma metodologia rigorosamente empírica, têm-se, no Brasil, as pesquisas do neuropsicólogo Fernando Capovilla, um dos maiores defensores do método fônico no país. Diferentemente de Ferreiro, Capovilla define a alfabetização, em linhas gerais, como o processo no qual se aprende a ler (decodificar) e a escrever (codificar) – buscando, para isso, o desenvolvimento da consciência fonológica. Sua concepção de alfabetização, portanto, está pautada em um método específico, o qual é reconhecido pela comunidade científica como o mais eficaz em se tratando da alfabetização, uma vez que tanto a neurociência, quanto a psicologia cognitiva desmistificaram a ilusão de uma possível leitura global: a visão dos primatas não funciona por reconhecimento global, pelo contrário, o cérebro humano decodifica traço por traço, letra por letra.
No entanto, apesar do que foi discutido acima, as orientações curriculares brasileiras insistem, mediante os Parâmetros Curriculares Nacionais, em adotar a concepção construtivista de alfabetização, recusando-se, por assim dizer, a levar em consideração o que disse Durkheim no segundo prefácio de As regras do método sociológico: “em matéria de método, nunca se pode fazer mais do que o provisório, pois ele se modifica à medida que a ciência avança”. Que as autoridades brasileiras se deem conta do quanto a ciência já avançou em relação à alfabetização!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que eu ler o seu comentário, responderei-o imediatamente. Grato pelo carinho.