terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

RETRATAÇÃO


“E quem pode comigo quando falo tudo o que penso?”
Caio Fernando Abreu

“Quem pensa por si mesmo é livre,
e ser livre é coisa muito séria.”
Renato Russo

Bem..., aqui estou eu para me... Redimir? Nem em sonho! Para me retratar, talvez – se é que realmente preciso. Precisando ou não, o fato é que, primeiramente, gostaria de começar pedindo desculpa a todos os professores que se sentiram ofendidos com minhas críticas à Empresa “Anhanguera” – vixe!, se minha mãe me pega falando esse palavrão (pesquisem no dicionário o significado dessa palavra)... Peço desculpa, sim, mas não por me considerar errado – não, nem um pouco! –, mas por não ter sido suficientemente claro a ponto de fazer-lhes compreender minha confusa analogia – porém mais confusa que ela é o construtivismo, e vocês o compreende, ou pelo menos se dizem compreendê-lo.
Quero que vocês saibam que em momento algum, pelo menos conscientemente, eu quis ofender o corpo docente dessa tão conceituada instituição. Quero pedir desculpa, em especial, à professora Dra. Cláudia Sampaio (a quem prezo muito) e a professora Camila Rocha (que tem se mostrado tão cortês para comigo), pois mandei a crônica justamente em seus respectivos emails, e pelo que soube, elas ficaram “chateadas” com o que eu disse. Contudo, devo salientar que meu objetivo, ao dizer que os professores estavam dentro de jaulas, não era chamá-los de animais (isso até uma criança na fase fálica, ou no nível pré-silábico, sabe distinguir muito bem), mas sim que eles estão, com todo o perdão da palavra, alienados ao “sistema”. Em momento algum eu duvidei da capacidade intelectual do corpo docente, até porque muitos já provaram que são comprometidos e dominam a disciplina e os conteúdos – e os animais, convenhamos, não possuem telencéfalo altamente desenvolvido.
Quero pedir desculpas, também, ao coordenador do curso de Pedagogia por ter causado tal “alvoroço” (se é que posso usar essa palavra), entretanto continuo com a minha opinião pré-formada até que a faculdade mostre realmente “o meu esforço ganhando força”; quero agradecê-lo, ainda, pela sala climatizada que o senhor conseguiu para o 5º A matutino e também pela suas palavras pedagogicamente sinceras: saiba que jamais as esquecerei.
Quanto à pessoa que teve a gentileza de imprimir o meu texto e entregá-lo pessoalmente nas mãos do coordenador, quero dizer que quando o postei em meu blog, fiz sem nenhum temor do que posteriormente poderia me acontecer. Todavia devo admitir, ainda, que jamais cogitei a ideia de estar em volta de uma pessoa com tal competência quanto a sua, saiba ainda que eu fui chamado, pela coordenação da própria faculdade, para escrever artigos científicos e publicá-los em nome da instituição, mas a ausência de otimismo em minhas palavras não me permite tal feitio – sou tão prepotente, crítico e negativista! Ah!, e só para não esquecer, siga, se puder, o conselho de Renato Russo e “não confunda ética com éter”.
Quanto às pessoas que comentaram, em meu blog, o texto em questão, agradeço, de todo o meu coração, a sinceridade e o carinho demonstrados, saibam que por vocês valeu a pena ficar cinquenta e quatro minutos dentro da coordenação – ah!, e tinha até balinha, mas o assunto que tratamos já estava demasiadamente açucarado.
Por fim, quero dizer que eu já desconfiava que a Anhanguera tivesse comprado também a minha voz, mas até o presente momento ainda não sabia que as minhas mãos iam de brinde no pacote. Enquanto ainda as possuo grudadas em meus antebraços, escreverei. E não se esqueçam: O BLOG É MEU!
Nada mais a declarar.


Obs.: Confira aqui a reportagem que o Jornal do Parlamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) fez a respeito da demi$$ão de professores do Grupo de Faculdades Particulares Anhanguera.

16 comentários:

  1. Ué.
    Nosso curso não é baseado na teoria de "professores/educadores capazes de mediar a construção do conhecimento com o objetivo da formação de alunos/cidadão críticos e participativos. Que sejam capazes de elencar os problemas e transformar a realidade em que vive.....???!!!!" Ah é...! criticar e transformar somente a realidade das escolas públicas??!! Faculdade privada está fora dessa!
    Sinceramente... que venha julho de 2013 que é quando nos "formamos" professores/educadores críticos, participativos............
    Bjs Edvaldo
    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já não suporto mais ouvir os professores citando a criticidade de Paulo Freire e a sua tão sonhada alfabetização como liberdade. Entretanto, eis o paradoxo: a coordenação "quer podar" (ou seria silenciar?) as críticas de seus educandos - vai entender esse povo...
      É para criticar ou não é para criticar? Temos ou não temos autonomia para tal? Falar a verdade agora é crime? Oxe!, só estamos querendo transformar, para melhor, a nossa triste realidade acadêmica - e no Brasil as coisas funcionam desse modo: aos gritos e berros. Lembra-se, por exemplo, do que a história nos conta sobre o grito de D. Pedro de Alcântara de Bragança às margens do Ipiranga? A independência brasileira foi exigida aos gritos. Pois bem..., essa é a forma que encontramos de bradar em prol da educação; essa é a nossa maneira de dizer que algo não está em concórdia com aquilo que aprendemos durante a nossa jornada acadêmica.

      Obrigado, Gabi, pelo comentário maravilhoso! Você vai ser uma excelente educadora crítica. Ensine, pois, os seus educandos a jamais silenciarem suas opiniões diante daquilo que, porventura, venha querer controlá-los.

      Também espero que julho de 2013 chegue bem depressa, mas pode crer que durante esse intervalo de tempo, aproveitarei o máximo que puder.

      Fique na paz de Deus.
      Beijos, Gabi.

      Excluir
  2. Edy, Parabéns por sua determinação e coragem...Bjs.
    Diana

    ResponderExcluir
  3. Amigo, meus parabéns pela coragem, não só de continuar expressando sua opinião, mas também pela coragem de assumir seus atos de cabeça erguida.
    Tenho muito orgulho de você!
    Sei que você jamais falaria algo em que não acreditasse, então, desejo que você mostre a todos que duvidaram de você que sim, você é mais do que todos eles pensam!
    Muito sucesso pra ti!
    Saudades.
    te amo amigo!
    Déah C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amiga, pelos parabéns. E você sabe que quando me julgo com razão, não retiro o que digo.
      Saudades...
      Fique na paz de Deus.

      Excluir
  4. Ado, lhe admiro muito pela sua coragem de demostrar realmente a realidade sem medo algum das consequências, sem medo de mostrar o que você acha, porque sei que há muitos que acham o mesmo que você mais não tem a sua coragem. Parabéns!!
    Beijão Ado
    Amo-te
    Sinha Moça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sinha Moça, sei também que muitos desejam falar o que sente, porém receiam as possíveis consequências - e têm razão em recearem. Mas se nos calarmos, nada muda. E espero, de verdade, que esses dois textos postados e todos os seus respectivos comentários façam alguma mudança na faculdade.
      Obrigado pela admiração.

      Beijos.

      Excluir
  5. Enfim Edi como nos disse um professor(a) a questão não é só reclamar mais ta dificil ver alguma solução como argumentado o deles está sendo pago enquanto isso a gente tem que fechar a boca e achar que está tudo 1000 maravilhas o que não é verdade e TODOS sabem disso porem procuram cubrir o sol com a peneira pra ver até onde vai.
    Em relação ao marketing o seu esforço ganha força pra mim não resta dúvidas, "estudar" onde todos já querem que os alunos sejam altamentes inteligentes não possuam dúvidas tragam bagagem que pra les não interresam nos é entreguem qualquer coisa pra tentar nos tapiar, sim nos tapiar entregar uma atps em que registra acesso em junho de 2010 é um tanto vergonhoso se trantando da area da educação não acha? onde não sabem nos orientar direito saber o que aconteceu com as suas atividades complementares, chamadas.... Realmente só o seu esforço pra fazer todo esse tsunami valer a pena.
    Investe-se muito no marketing comercial enquanto o maior marqueting poderia ser seus alunos se nos fossem dadas condiçoes minimas pra isso, digo e repito não desejo a ninguém a situação vivenciada por nós e se poder aconselhar alguém sabe qual vai ser minha reação.
    É deprimente o que fazem com a gente as vezes me pergunto quem está errado nessa história se tudo que eu aprendi na antiga instituição de ensino foi um equivoco pois nas nossas aulas de praticas pedagogicas aprendemos que, nossos planos de aula deveriam ser planejados de acordo com a comunidade que trabalhamos só que a nessa tão conceituada instituição querem que as propostas propostas de guarulhos seja a mesma de valinhos, jacarei.... Isso sim é o mercado de trabalho quantas vezes eu vejo as professoras se queixando dissendo que em São Paulo as propostas de emprego são muito melhores que as de guarulhos e etc...
    O que eu vejo é um mercado capitalista onde só o que convem é o lucro, o que prevalece para os alunos é o tal do construtivismo e os mariores prejudicados sempre serão já sabe quem.
    Pra terminar não adianta tentar tapar o sol com a peneira pois o pior cego é o que não quer enchergar. Até a pessoas na midia tentam, ou sabem das dificuldades que passamos porem parece haver uma mafia muito maior do que todos que estamos lutando pra ter um ensino de qualidade, outra coisa é vergonhoso saber que vc vai sair com um certificado que quando olharem seu curriculo... o que ainda me da um pingo de animo é saber que não vai ser 100% e que não vai ser por "eles" mas sim pelo meu esforço que eu vou atingir todas as minhas metas já que eles não me acresentaram até o momento nada possitivo.
    Edi assim como vc aqui é o desabafo.

    Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que desabafo, Jéssica! Realmente você falou tudo: o que estamos vivenciando não passa de um mercado capitalista que tem como objetivo alimentar os burgueses. QUEREMOS QUALIDADE NAS AULAS! QUEREMOS AULAS! Têm pessoas que saem de casa 6 da manhã e cadê a aula? Cadê o respeito? A Anhanguera se diz tão boa e utiliza as mesmas propostas de ATPS em todos os seus campus! E como você mesma mencionou, com data antiga. Quanto aos professores, esses eu não questionarei por hora, pois o salário deles é vergonhoso. Têm professores ganhando menos que o salário mucicipal de Guarulhos para professores de Educação Básica. Desse jeito até eu poderia comprar quaquer faculdade que estivesse à venda. Muito obrigado pela contribuição maravilhosa, pois tudo o que você falou vem fazendo parte do nosso cotidiano. Não é negativismo, senhor cordenador! É realismo! Realismo puro!

      Excluir
    2. hoje uma pessoa me explicou umaa coisa do seu texto que fiquei chocada a palavra Anhangüera significa "Espírito Maligno" ou "Diabo Velho", e foi o apelido dado pelos indígenas a Bartolomeu Bueno talvez explique o nossso sofrimento.

      Excluir
    3. Verdade, Anhanguera, como substantivo, significa "diabo Velho, espírito maligno, gênio manhoso e velhaco". É..., talvez isso explique o nosso sofrimento, embora saibamos que por trás do nome se esconde outras coisinhas a mais.

      Obs. “O que chamamos rosa, com qualquer outro nome, exalaria o mesmo perfume.” (Shakespeare)

      Excluir
  6. http://www.youtube.com/watch?v=6yR5MRIb4t8

    me fala é animador passar por tudo que passamos e ainda ouvir esse tipo de noticia.Y_Y

    Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que não estamos sozinhos nessa; espero, contudo, que os alunos, desses outros campus que foram comprados pela "Poderosa", não estejam passando pelos mesmos problemas que nós. Se continuar nesse mesmo ritmo, ela com certeza irá monopolizar a educação superior. Salve Salve!

      Excluir
  7. Olá Ed sinto mto pelo constrangimento (digamos assim) de ter que "dar explicações" a faculdade sobre suas opiniões, porque até onde me lembro estamos em um país democrático onde todos temos o direito à liberdade de expressão, ops...será que eu falava mesmo do Brasil, pois esse até onde recordo valoriza atos como esse que estamos presenciando, onde os grandes (empresas privadas) engolem os pequenos (seres humanos que lutam por algo melhor) em troca do crescimento econômico. Resumidamente é isso...vivemos em um país onde o dinheiro compra tudo até o silêncio, muitos acreditam que a ditadura acabou, esses enganam-se porque apenas mudou o foco, ao invés de que querer o governo, eles preferiram ter poder sobre as pessoas, gerando assim pessoas sem ou que até tem mais não expressam suas tão valiosas opiniões.
    O mundo dos reprimidos e ainda tenho que ouvir que reclamamos demais, engraçado porque até onde eu sei pagar a faculdade me dá "direito" de falar o que penso, cade a regra do departamento comercial " o cliente sempre tem razão" haha . Mas vivendo como vivemos é melhor mesmo ficar sem falar, sem pensar, sem ver...seremos os educadores perfeitos, porque já estamos crescendo educacionalmente envolvidos por um sistema que não muda nada é isso e fique satisfeito ou procure coisa melhor... Ah e se reclamam tanto basta "sair" quase tive uma crise de risso ao ouvir isso, porque ninguém me propoe pagar todos os meses de investimento que fiz, nem arrumar-me outro lugar onde não me prejudique mais ainda. Mas como dizem mtos estamos ali apenas pelo diploma, não importa como é que vamos trilhar até ele...hahahaha

    É viva o direito a liberdade de expressão!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo: VIVA O DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
      Parabéns pelas sábias palavras, colega. Quanto ao meu "prestamento de contas" à coordenação, deve ter sido apenas um ensaio do que certamente está por vir na minha vida, porque não me calarei diante de nada que possua caráter opressivo. Com certeza, serei chamado, muitíssimas vezes, a outras coordenações, porque às vezes ficar calado é compactuar com a corrupção. Jamais se calem, colegas! Enviem cartas (emails) para o MEC, secretárias, ou qualquer outra instituição responsável, mas não se calem.
      Obrigado pelo comentário maravilhoso e riquíssimo. E na Empresa Anhanguera, o cliente só tem razão quando está de boca fechada, mas de que vale a razão sem a liberdade de expressão? Falem, gritem, chamem a atenção: no nosso país as coisas se resolvem assim.

      Obs. "Depois de vinte anos na escola não é difícil aprender todas as manhas do seu jogo sujo, não é assim que tem que ser. Vamos fazer nosso dever de casa e aí então vocês vão ver, suas crianças derrubando reis, fazer comédia no cinema com as suas leis." (Legião Urbana)

      Excluir

Assim que eu ler o seu comentário, responderei-o imediatamente. Grato pelo carinho.