sexta-feira, 13 de agosto de 2010

SOS: o mundo pede socorro

Se eu pudesse falar ao mundo inteiro o que o meu interior insiste em gritar, eu ficaria em silêncio para que o mundo escutasse o que um coração teimoso teima em dizer.
Neste momento em que você ler esta pequena crônica, milhões de pessoas estão sem teto, outras com fome, frio, desempregadas, atribuladas... Aí você se encontra frustrado (a) porque minutos atrás você abrira a geladeira e não achou nada que agradasse o seu paladar, você se acha indignado (a) porque o seu carro já está ultrapassado, porque a sua casa está precisando passar por uma nova decoração e nesse momento você não pode gastar dinheiro com ela, você se diz cansado (a) porque não conseguira dormir às oito horas de um bom e saudável sono, você está triste porque não tem conseguido aquela promoção que tanto tem esperado (a), aquela viagem que foi adiada, aquele e-mail que não chegara... Poxa, você está mal: está tudo dando errado com você!
Não, com você não está dando tudo errado, porque você tem o que comer na hora certa, tem uma cama para dormir na hora certa, você tem um teto que lhe livra do incerto, você tem o seu cartão de crédito e tem o final de semana vago para ir ao shopping... É..., parece que a sua vida não anda tão mal, você parece até um norte-americano (a) que vai as compras depois de ouvir no noticiário o que o presidente falara:
- “Vão as compras!”
Sua vida anda tão mal?
Pense... Repense... Pergunte-se... Questione... Compare... Reflita...
Você é um (uma) privilegiado (a): neste exato momento existem pessoas passando por grandes dificuldades e você pode ir às compras! Isso mesmo: gaste, compre, consuma: a moda agora é gastar!
Você não vai querer ficar fora da moda, vai? Não, você não vai! Você, fora da mora? Desatualizado (a)? Não, você não!
Nesta hora, o meu desejo era poder gritar aos quatro ventos o que a s minhas palavras irão dizer agora:
SOS, o mundo pede socorro!
As minhas palavras não sabem muito gritar, elas são educadas, suave, raramente sussurram... É, vejo que o que elas acabaram de dizer não fizeram nenhum efeito: o mundo permanece o mesmo, você permanece aí, no mesmo lugar, com os mesmo pensamentos, escutando o silêncio das minhas palavras!
Mas será que as minhas palavras são mudas? Será que elas não te disseram nada? Será que elas não mexeram um pouco com a sua cabeça? Isso eu não sei, mas sei que o mundo pede socorro!
Agora fica aí refletindo um pouco enquanto eu vou às compras: eu também tenho que ser um homem atualizado!

  Ado Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que eu ler o seu comentário, responderei-o imediatamente. Grato pelo carinho.