sábado, 11 de janeiro de 2014

UM HISTÓRIA PERFUMADA


"Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la

E comer um fruto é saber-lhe o sentido."

(Fernando Pessoa)


A casa estava cheirosa. Ela estava cheirosa. E eu também. Parece simples falar de perfumes, mas não é tão simples assim. Até então eu não sabia, mas o cheiro tem lá suas complexidades, suas patologias.
– Minha casa cheira a quê? – perguntou-me ela, como se não soubesse, e na verdade ela não sabia.
– Tem cheiro de aquário – respondi, sem muito pensar, e sem muito pensar lembrei-me do guardador de rebanhos.
Ela sorriu. Eu também.
– Aquário. Aquário. E aquário, cheira a quê?
Nesse momento sentamo-nos sobre sua cama, e, fazendo carinho em seus cabelos loiros, respondi:
– Aquário tem cheiro de vida, eu acho. Você sabe, aquário é um mar bem pequenininho, que cabe dentro de casa: cheira à beleza envidraçada.
O mistério em si eu só viria a descobrir um pouco mais tarde, quando a água da fonte já tivesse nos transbordado, isto é, após mergulharmos uma na outra, e não restar, de nós, nada mais que dois corpos molhados sobre a cama atirados. Naquela noite ela parecia a Vênus, do Botticelli, mas flutuando sobre mim.
– Você tem cheiro de aquário ­– disse-me ela, e percebi como a Vênus seria ainda mais linda se o Botticelli lhe pintasse um sorriso em seus lábios.
­– E você cheira a livros do Milton Santos – respondi, também rindo.
– Sou anósmica – confessou-me de uma vez –, não tenho olfato, mas, sendo você geógrafa, acho que tais livros também cheiram à aquário.
“Amanhã, quando eu chegar em casa, desenharei a Vênus sorrindo, saindo de dentro de um aquário” – pensei.

8 comentários:

  1. Bastante criativo e familiar...

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Ed, eu adorei,imaginei cada momento,risos. Parece que você estava lá,ficou tão lindo.Pensarei numa imagem que represente esta linda composição.Sem palavras,risos,obrigada pelo presente. Amo-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do que você está falando, Rosilane Gomes? kkkkk...
      Eu te amo tanto, menina! Obrigado pelo carinho. Amo-te mais e mais!
      P. S. eu estava lá metamorfoseado de perfume (risos).

      Excluir
  3. Gente! Que lindo, amei! Simplesmente perplexa. De uma anônima, nem tão anônima assim, beijo garoto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deus, quem será? Juro que não sei. Mas, enfim, obrigado.
      Estou agora rindo, rindo muito, imaginando quem seja...
      É melhor que fique assim, no anonimato, para aguçar minha curiosidade.
      Beijão!

      Excluir
  4. Acho que já li mais de vinte vezes, (risos), e ainda não me contentei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já dizia Adélia Prado: aquilo que o coração amou fica eterno. Que seja novo e surpreendente toda vez que você reler, Lane! Beijos. A casa é sua.

      Excluir

Assim que eu ler o seu comentário, responderei-o imediatamente. Grato pelo carinho.