quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SE OS ANIMAIS FOSSEM HOMENS


Em memória de Brecht e Baudelaire.

Se os animais fossem homens, eles criariam para si a imagem de um deus animalizado, e a esculpiria, além de no inconsciente animal, tanto no bronze quanto no barro.
Também haveriam de criar, por conseguinte, evangelhos e dogmas mórbidos, talvez até profecias apocalípticas e hinários, mas com toda a certeza, mandamentos vários.
Ainda teriam aqueles que sairiam pelas ruas pregando a verdade universal e imutável do deus-anta, do deus-cão, do deus-porco ou quem sabe do deus-macaco. Mas se os animais fossem homens, provavelmente elegeriam o leão como o seu representante divino, por este melhor justificar seu asco.
Se os animais fossem homens, eles perseguiriam outros animais, inclusive de sua própria espécie, que recusassem a sua profissão de fé. Para evitar futuras crises céticas, catequizariam os pequenos, tão ingênuos!
Por meio da promessa de uma segunda vida paradisíaca, ou o que é pior, pelo medo da punição ígnea em outro plano, converteriam-se, à sua ortodoxia religiosa, os animais mais carentes de razão.
É claro que não haveria de faltar o dízimo celestial, tão animal!
Se os animais fossem homens, mártires necessitariam de ser criados, e seus nomes habitariam os mais variados compêndios históricos, ao lado de uma possível Inquisição, Reforma e Contra-reforma.
Se os animais fossem homens, a imaginação governaria o mundo.

2 comentários:

  1. Se os Animais fossem homens haveria ... NÃO hei dede haver! o que ?
    A esperança...............
    Aquela lá Ed ingênua tão ingênua que mesmo conhecendo a essência do homem, por algum motivo o faz acredita...Ingênuo mas tão ingênuo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Catita, se os animais fossem homens não poderia faltar a louca da esperança, como dizia Quintana, afinal é ela quem nos sustenta, é ela quem diz, de manhãzinha, bem cedinho:
      - Levante-se!
      E a gente se levanta... Vai entender a alma humana!

      Excluir

Assim que eu ler o seu comentário, responderei-o imediatamente. Grato pelo carinho.