domingo, 26 de agosto de 2012

A ESCOLA DOS MEUS SONHOS

Eu sonho com uma escola real, sem fantasias, slogans e hipocrisia, na qual não se negligencie o conhecimento, e a informação, como em uma espécie de recheio para bolo, seja apenas o complemento.
Eu sonho com uma escola que leve a sério a alfabetização, que seja organizada e sistemática, e que cada indivíduo, que a compõe, desempenhe sua verdadeira função.
Eu procuro uma escola na qual ensinar e transmitir não seja sinônimo de ditadura, e os processos de codificação e decodificação sejam entendidos como necessários a uma eficiente formação.
Eu sonho com uma escola na qual o boi possa naturalmente babar – e não ser condicionado a cuspir. Um lugar onde Eva e Ivo possam finalmente verem as benditas uvas – e não, apenas, “construírem conhecimento” a partir da realidade cultural e socioeconômica local.
Eu sonho com uma escola que adote métodos cientificamente comprovados como indispensáveis durante a escolarização, e que o senso comum não assassine a didática nem a gramática, um lugar onde dois mais dois será sempre quatro, na matemática.
Eu procuro uma escola que respeite as diferenças sem as igualar, porque, a meu ver, isso não é inclusão.
Eu quero trabalhar em uma escola que seja verdadeiramente uma escola, e não uma legolândia* de eternas cirandas.
Eu sonho com o dia em que meus pés cruzarão os portões desta escola, e aí, sim, terei orgulho de minha profissão, porque finalmente os projetos hão de sair dos papéis – eternos cordéis.
Tentarei, até o fim da minha vida, levar essa escola ao acesso de todos; tirá-la, à força, das instâncias dos meus sonhos e trazê-la à realidade, verdade! E se essa escola, da qual lhe falo agora, vier a ser rotulada de mecanicista ou tradicional, eu não me importarei, porque mais mecânico é o discurso tradicional de rotulação.
Construirei, do modo como sei, a escola dos meus sonhos.


* Termo criado por minha amiga, Lisa Nobre Ledo, também estudante de pedagogia e defensora do método fônico de alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que eu ler o seu comentário, responderei-o imediatamente. Grato pelo carinho.