quarta-feira, 27 de julho de 2011

AO SOM DE PÁSSAROS

Para Tidinho – um passarinho varzeapocense.



Hoje de manhã, mais bem de manhãzinha mesmo, quase pela madrugada, Deus acordou com o som de vários pássaros.
         Devo admitir, antes de tudo, antes mesmo de você pensar em chamar as minhas palavras de heresias, que Deus não dorme.
         Sim, Deus não dorme nunca. Mas, de vez em quando, Ele sonha, sabia? Todos nós sonhamos... E por que Deus também não haveria de sonhar?
         Pois bem..., hoje pela manhã, bem de manhãzinha, Deus acordou do seu sonho divino com sons de pássaros assustados. Apesar de Deus ser um Ser que não se surpreende com nada, hoje Ele se surpreendeu com o estanho mistério dos cantos que ouvia.
          Como já disse, eram vários cantos, muitos mesmos, muitíssimos, e o mais surpreendente de tudo isso era que esses sons não vinham de várias aves, e sim de um único passarinho, passarinho esse chamado Tidinho.
         Tidinho estava confuso quando chegou hoje pela manhã ao céu. Você sabe, não é todo dia que a gente pode voar – mesmo sendo um pássaro –, veja lá acordar O Senhor dos pássaros e de todo o universo do seu sonho matinal.
         Mas O Senhor dos pássaros não brigou com o pássaro multíssono como alguns haveriam de esperar, aliás, Deus não briga com ninguém que ousa atravessar essa fronteira invisível entre o sonho divino e a realidade humana, pelo contrário, Ele fica tão feliz quando alguém vai visitá-lo que dá a máxima atenção possível, principalmente quando esse alguém tem espírito de passarinho e chega cantando.
         Você quer saber como foi que esse pássaro, que acordou Deus hoje pela manhã, voou? É prudente de sua parte querer saber, pois bem..., vou lhe contar.
         Não pense que foi um voo qualquer feito o voo de aves comuns e de máquinas voantes criadas pelo homem. Não, não foi. Também não foi como o voo de Ícaro, com asas artificiais feitas de cera e penas para escapar do labirinto do Minotauro. Não, também não foi. Foi um voo narcisístico, é sério, acredite!
         Hoje de manhã, antes de chegar ao céu e acordar  aqu’Ele que não dorme, Tidinho estava nas margens de um pequeno lago, igualmente a Narciso, e de repente: plum..., caiu na água e levantou voo feito uma águia.
          Foi assim, foi bem assim que aconteceu, e nesse sonho molhado ele bateu asas, e voou e voou, e voou ainda mais, bem mais do que possamos imaginar, e depois de tanto voar, ele chegou ao céu.
         Gente, Deus ficou tão feliz com a chegada desse passarinho varzeapocense que levantou do seu trono, sentou-se no chão, cruzou as pernas em posição de fazer ioga e pediu que ele cantasse. E ele cantou, e quando parava de cantar, Deus dizia:
         – Vai, Tidinho, agora canta o canto do sabiá.
         E ele ia e cantava, e após findar o canto, Deus, mais uma vez, dizia:
         – Agora a perdiz, Tidinho, por favor, imite a perdiz.
         E rodeado de anjos e seres celestes, Tidinho ia e imitava. Depois foi a vez do “passo-preto”, do canarinho, bem-te-vi, assanhaço, cardial e também alguns mamíferos.
         Deus e os anjos estão tão contentes, mais tão contentes, que é possível ouvir as galhadas vindas do céu.
         Em minha mente agora há uma frase impregnada: minha terra tem palmeiras onde cantava um sabiá...


Edvaldo dos Reis Oliveira Filho
27 de julho de 2011

5 comentários:

  1. Own Ado que triste...
    esses seus textos sempre me dão uma vontaade de chorar...
    Que Deus esteja com esse passarinho...

    Déah.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, muito linda sua homenagem! Deus te abençoou com dom da escrita. Mesmo sem saber o q falar, vc sabe o q escrever. Adorei!

    Alana Mota

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Que Deus abençoe você e suas belissimas poesias. beijos

    ResponderExcluir
  4. Muitoo linda a mensagem Edvaldinho...
    Que Deus te abençoe... e que Tidinho possa descansar em paz... Deixará saudades...

    ResponderExcluir

Assim que eu ler o seu comentário, responderei-o imediatamente. Grato pelo carinho.