domingo, 19 de maio de 2013

ATIVIDADE DO N


Ontem, 18 de maio de 2013, Julia trouxe aqui para casa o seu livro do Instituto Alfa e Beto (IAB), que, por sinal, é um excelente (e barato!) material para a alfabetização de crianças.
Contrariamente ao que pregam os construtivistas, as “cartilhas” fônicas, como é o caso desta do IAB, levam as crianças, sim, a adquirirem “autonomia” – na verdade, acredito serem estes materiais os mais adequados para este quesito, pois, depois de fazerem as primeiras atividades, as crianças conseguem fazer sozinhas as outras, haja vista que as mesmas são organizadas de maneira que se respeite o desenvolvimento cognitivo das crianças e o seu conhecimento “prévio”, como na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) vigotskiana.
Este ano eu comprei três livros do IAB para ela, os quais pertencem à mesma coleção: Grafismo e Caligrafia.
É um material riquíssimo e, pelo menos para mim, muito bem elaborado.
Julia já está no segundo livro, o primeiro levou menos de dois meses para fazê-lo completamente, e o último contempla o ensino das letras cursivas, o qual exige um pouco mais de coordenação motora.
Estamos, eu e a minha irmã, contentes com os resultamos que Ju vem obtendo; contentes pelos exercícios que, mesmo “mecânicos” (e isto reconhecemos), não têm levado-a ao desinteresse; contentes, enfim, com seu desempenho perante as atividades de leitura, escrita e de manipulação consciente de fonemas.
Convém ressaltar, por fim, que não estamos restringindo seu ensino e sua aprendizagem apenas ao material do IAB, mas também lhe propondo desafios que levam em consideração às práticas sociais de leitura e escrita – tão comumente difundidas no país sob o mote de “letramento”. No entanto, tais atividades quase sempre se dão de modo espontâneo, por parte da própria Julia, o que não condeno, pelo contrário, até reforço, mas isto não implica ignorar as evidências científicas que comprovam a eficácia do trabalho com a consciência fonológica e com a explicitação das relações grafema-fonema, durante o processo de alfabetização, para a apropriação do princípio alfabético.     
Abaixo se encontram anexadas algumas fotos da atividade realizada ontem.


(TCC)




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