sábado, 15 de junho de 2013

17 DE JUNHO

É inegável que qualquer protesto ou manifestação se inicia com palavras, mas palavras, embora objetivas, são essencialmente abstratas, e só o concreto é capaz de desenvolver uma revolução.
Com palavras se conscientiza a massa e até mesmo a aliena, mas é por meio da ação que o povo conscientizado e unido ganha força, mesmo quando há repressão.
Se há repressão, por sua vez, é porque foi tocada, mesmo que de leve, a base que mantém a sociedade dividida em classes, e só a unidade classista é capaz de nos trazer a tão sonhada justiça.
Ser justo, por seu tempo, compreende não apenas o respeito com o chamado “patrimônio público”, mas, acima de tudo, jamais se calar diante da opressão.
Não se calar, por seu turno, não corresponde simplesmente ao ato de silenciar-se, mas, sobretudo, gritar por meio da ação.
Agir, por sua vez, não se restringe à ação de indignar-se em redes sociais, tampouco postar frases prontas de autores que a maior parte das vezes pouco se conhece. Na verdade, sou totalmente a favor dos que quebram o silêncio e denunciam as explorações do capital, mas, assim como sombras são sombras – como nos mostra Platão, em A República –, as palavras, por si mesmas, são também apenas palavras, embora possam desencadear ações.
Portanto, mais importante do que falar, citar, postar, compartilhar, curtir, divulgar, cantarolar..., é agir – e agir não de maneira passional e irracionalista, mas com responsabilidade e respeito aos interesses do povo, que está acima de objetivos partidários, faccionais e de grupos elitizados.
Como nos diz Brecht, os que lutam um dia são bons e os que lutam muitos anos são melhores ainda, porém os imprescindíveis são os que lutam por toda a vida.
Assim, convido a todos os que compartilham desta mesma ideia a irem segunda-feira, dia 17 de junho de 2013, à “Manifestação dos 20 centavos” (como assim prefiro chamar), porque ficar em casa assistindo Malhação é um sinal patológico de acomodação.
Como nos diz João do Rio, “a rua é um fator da vida das cidades, a rua tem alma!”, assim, chamo a todos para irem às ruas, porque nelas podemos mostrar, de fato, quantos somos. Saiamos da caverna, meu povo, deixem de lado a Seleção, o Amistoso, o Facebook e a televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que eu ler o seu comentário, responderei-o imediatamente. Grato pelo carinho.